terça-feira, 8 de março de 2011

Se for Vender, Venda Solução

Vender é importante, diria que até essencial, mas vender um produto/serviço compatível com a real necessidade do cliente é ainda mais importante. O cliente deve ser um bom vendedor para a empresa, indicando os produtos/serviços que compra ou contrata. Por isso é fundamental analisar, compreender e atender o cliente somente se você puder sanar totalmente o problema ou necessidade apresentada por ele.


Um cliente parcialmente atendido ou insatisfeito representa um fator extremamente negativo para a empresa, onde este passa a representar um problema constante.

A venda deve ser entendida pelo empresário/vendedor como uma relação constante entre a empresa e o cliente, onde ambos estejam bem com a parceria construída, ajudando-se mutuamente para o progresso de ambos.

Enganar ou prometer ao cliente o que não poderá ser cumprido, é um erro comum entre vendedores, e que certamente representará um problema futuro. Quando o cliente sente-se enganado, a situação fica ainda pior, onde não só o produto, mas também a empresa ficarão com uma imagem prejudicada perante aquele cliente.

No entanto, quando não podemos atender, mas somos claros com o cliente, ele percebe seriedade e honestidade na empresa e em seus colaboradores e, fatalmente entrará em contato novamente, mediante uma nova necessidade.

Há vendas que ultrapassam a dimensão de um problema, e podem representar, dentre vários outros problemas, a falência de uma organização. Exemplo? Claro! Uma licitação ganha e não atendida, com multa contratual alta e punição à empresa de não poder fornecer para a União, pode comprometer radicalmente o caixa e levar uma empresa bem estruturada a ter sérias dificuldades financeiras.

Portanto, o empresário e seus vendedores, devem ter a consciência de que vender não é um processo simples e que acaba com o pedido do cliente. É preciso uma visão futura, de uma relação constante com o cliente.

A venda não deve ser apenas o avanço financeiro de uma empresa, mas também o crescimento profissional de seus colaboradores, da ética, da transparência e do respeito, desta maneira, certamente as vendas aumentarão e sua empresa ocupará um lugar de destaque no mercado.

Atualmente, a fidelização do cliente deve fazer parte do plano estratégico de uma empresa, pois o comprador muda de fornecedor não por estar insatisfeito, mas porque outro agregou mais valores ao produto, teve um pos venda mais efetivo, um cliente satisfeito indica outros compradores.

Portanto, se for vender, venda solução!

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